Creme de lentilha com masala


Me pediram pra falar um pouquinho da Aplicação da Ayurveda na culinária. Nesse frio, um alimento quente é ótimo para aquecer o corpo internamente.

Na Ayurveda, é necessário sempre seguir a ordem da natureza para proporcionar o equilíbrio ao corpo.

Masalas são temperos indianos feitos com especiarias que ajudam a eliminar toxinas do corpo.

Para cada dosha, nome para o temperamento em que cada indivíduo se enquadra, existe uma mistura de especiarias mais indicada. Nesse caso, utilizei uma masala feita de gengibre, cominho, cúrcuma, erva doce, mostarda e coentro.

Para utilizá-la da melhor forma, você deve após pilar os ingredientes em um pilão, refogar a masala no ghee (manteiga clarificada) antes de preparar o alimento.

Para fazer o creme de lentilha, deixe as lentilhas de molho por 48h trocando a água de 12 em 12h para retirar os antinutrientes.

Se não tiver masala, refogue seu tempero escolhido no ghee ou óleo de coco, depois acrescente as lentilhas demolhadas e adicione 1 litro de água.

Acrescente 2 folhinhas de louro. O louro é o “antídoto” de leguminosas que possam vir a causar alguns efeitos indesejados como feijões e ervilhas.

Acerte o sal e finalize com noz moscada ralada. Bata com um mixer para obter textura de creme. Fácil e prático. Só é preciso um pouco de programação.

Bon appétit!

#lentilha #masala #ayurveda #saude #creme #ghee

42 visualizações