top of page
Recent Posts
Archive

USO TERAPÊUTICO DOS CONDIMENTOS


Elas existem por tudo que é canto. Você sabia do poder curativo e preventivo dessas simples especiarias? Se soubermos utilizá-las teremos saúde completa, perfeita, inevitável. Quando o corpo se cura, ele cura tudo!

“O Oriente utiliza as plantas medicinais há milhares de anos; na India, centenas de plantas são aplicadas terapeuticamente, seguindo os princípios do Ayurveda. No Brasil existem cerca de cem mil espécies vegetais, das quais duas mil têm utilidade na cura de muitas doenças e na promoção da saúde.

O médico indiano Dr. Chowdhury Gullapalli, com mais de 40 anos de experiência em fitoterapia e pesquisador das plantas medicinais brasileiras há 12 anos, afirma que 80% das plantas utilizadas no sul da India para fins terapêuticos existem no Brasil. Dentre essas, destacam-se os condimentos, especiarias cobiçadas pelos europeus na Era das Grandes Navegações e tão comuns hoje em dia na culinária mundial. A tradição indiana possui uma experiência milenar na utilização de condimentos em sua culinária. Dentre os mais comuns, destacamos o alho, a cebola, o gengibre, açafrão, a hortelã, coentro, a noz-moscada, a pimenta-do-reino, o cravo e a canela.

ALHO Parte utilizada: bulbo Sabor: Picante Virya: quente Rejuvenescedor, afrodisíaco É um tônico geral e um poderoso medicamento no tratamento de doenças pulmonares, com a bronquite e a asma. É também eficaz nos casos de gripe, tosse e expectoração. Segundo o Ayurveda, está indicado nas doenças cardiovasculares devido a sua propriedade de diminuir o colesterol sanguíneo. É um potente anti-reumático.

CEBOLA Parte utilizada: bulbo Sabor: Picante, doce, Virya: quente Tônico, digestivo, afrodisíaco. Utilizada em problemas digestivos e respiratórios.

GENGIBRE Parte utilizada: rizoma (seco) Sabor: Picante, doce Virya: quente Tônico geral Valioso nos casos de inapetência, má digestão, flatulência, cólicas, náuseas e vômitos e também tosse, gripe, asma, laringite e dor de cabeça.

AÇAFRÃO Partes utilizadas: rizoma Sabor: Picante, amargo Virya: quente Tônico, estimulante, vermífugo. Purificador do sangue. É um antibiótico natural, fortalece a digestão e ajuda a aumentar a flora intestinal. Indicado em casos de anemia, tosse, indigestão, doenças do fígado (icterícia). Receitinhas Resfriados, gripes e dor de cabeça: misturar meia colher de café de açafrão, meia colher de café de pimenta-do-reino num copo de leite bem quente. deixar esfriar – tomar esta infusão quando estiver morna. Tosse: misturar açafrão em pó com mel e tomar 3 vezes ao dia

HORTELÃ Parte utilizada: folhas Sabor: Picante. Virya: fria Indicada nas cólicas, febres, gripes, dor de garganta, stress emocional, dor de cabeça, alterações digestivas (por sua propriedade refrescante, é muito utilizada em casos de queimação de estômago).

COENTRO Parte utilizada: folhas e sementes Sabor: Picante. Virya: fria Usado em alterações digestivas e urinárias. Atua principalmente nos músculos e no sangue. Tem efeito desintoxicante nos casos de alcoolismo. Indicada para cólicas, disenteria, problemas reumáticos. Nas cólicas infantis, fazer infusão das sementes e oferecer à criança algumas gotas por dia.

NOZ MOSCADA Parte utilizada: sementes Sabor: Picante Virya: quente Estimulante, digestivo, em doses elevadas é narcótico. A flor da noz moscada é afrodisíaca e pode ser usada em casos de impotência. Indicada na má absorção, dor abdominal, diarréia, gases, insônia. É um dos melhores medicamentos para acalmar a mente. Receitinha Pele manchada e espinhas: fazer uma pasta misturando açafrão, noz moscada e leite.

PIMENTA-DO-REINO Parte utilizada: fruto Sabor: Picante Virya: quente Aumenta o poder digestivo, é afrodisíaco, expectorante e vermífugo. Indicada para indigestão crônica, febre, sinusite, alterações metabólicas, obesidade.

Receitinhas Hemorróidas: 1 colher de sopa de pimenta-do-reino e duas colheres de sopa de cominho triturados e bem misturados a 250 ml de mel. Tomar 2 a 3 vezes ao dia. Rouquidão e problemas de garganta: Fazer gargarejos com meia colher de sobremesa de pimenta-do-reino diluída em 2 copos d´água.

CRAVO Partes utilizadas: fruto e flor seca Sabor: Picante Virya: quente Digestivo, estimulante, aromático, anti-espasmódico. O óleo de cravo é um analgésico potente. Estimulante eficaz dos pulmões e estômago. Indicado para flatulência, cólicas, indigestão, vômitos, resfriados, tosse, asma e faringite.

CANELA Parte utilizada: casca Sabor: Picante, doce Virya: quente Eficaz para fortalecer e harmonizar o fluxo sanguíneo. Indicada na inapetência, náuseas e vômitos. É diurética e estimulante do sistema nervoso. Receitinhas Flatulência e má digestão: misturar gengibre seco, casca de canela e cardamomo em pó e triturar. Ingerir 1 a 2 g antes das refeições. Gripes e resfriados: fazer a decocção de 3 partes de gengibre, 3 partes de canela e 1 parte de cravo, todos em pó. Colocar em água e ferver em torno de 5 a 10 minutos. Tomar 1 xícara de 4/4 horas.”

Bon appetit.

Fonte: http://ayurveda.com.br/recomendacoes-gerais-ao-paciente-durante-o-tratamento-3/

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page