top of page
Recent Posts
Archive

6 dicas Ayurvédicas para desintoxicar mente, corpo e sentidos.


No penúltimo Live do Instagram falei pra vocês da importância em DESINTOXICAR o corpo, a mente e os sentidos. E dei algumas dicas de acordo com a Ayurveda para executar esse processo de forma aplicável a todos os doshas (temperamentos ayurvédicos).

Prometi fazer um post escrevendo o conteúdo pra vocês.

Se você se encontra estressado, irritado, com problemas pra dormir, intestino ou digestão prejudicada, essas dicas podem te beneficiar bastante.

As transições das estações podem causar algumas reações ao corpo. Então aqui seguem 6 dicas ayurvédicas para tornar esse processo brando e equilibrado.

1-Temperos

Para clima frio, alimentos mais quentes, cozidos e temperados com ervas, especiarias e elementos depurativos.

2-Desintoxicação da mente

Evitar estímulos contínuos como tablets, celulares, televisão e computadores. Principalmente antes de dormir. Explore e resgate seus sentidos mais sutis com estímulos mais leves. Leituras, escutar uma música tranquila. Estimular outros sentidos adormecidos.

3- Contato com a natureza

Somos seres naturais e precisamos desse contato para nos (re)aproximarmos do nosso equilíbrio. Faça uma caminhada em uma área aberta, com árvores e plantas, respire um ar puro. Evite atividades intensas por alguns dias para retomar o equilíbrio do corpo.

4- Pranayama de respiração:

Tape a narina direita com o dedo polegar, inspire pela narina esquerda. - Retenha, tape a narina esquerda, solte a direita e expire por ela. - Inspire pela direita, retenha novamente. - Tape a narina direita e solte o ar pela esquerda. - Inspire pela esquerda e vá alternando. Esse é um Pranayama muito estabilizante, calmante. Isso recalcula o fluxo da respiração, tranquiliza e renova.

5- Evitar comidas não naturais

NÃO CONSUMIR - Carnes, Frituras - Qualquer alimento químico ou industrializado - Álcool - Açúcares refinados - Leite e derivados - Bebidas geladas, gasosas e sucos concentrados - Brócolis, couve-flor, repolho, berinjela, batata inglesa e tomate, cebola e alho na forma crua -

6- Chás

IMPORTANTE O USO CONSTANTE DOS CHÁS. Consuma chás estimulantes do Agni (fogo digestivo) o dia todo: gengibre, hortelã, alecrim, manjericão, hibisco, dente de leão, cardamomo.

Certifique com seu profissional de confiança se esses elementos e sugestões são propícios e aplicáveis a você. Principalmente caso apresente alguma condição especial.

Lembrando a vocês que o projeto VEM SER foi criado com o intuito de promover essa reconexão com os sentidos, a natureza e o próprio equilíbrio. Caso tenha interesse em saber mais informações manda email: contato@xandafogaca.com

Namasté.

Posts recentes

Ver tudo

A

bottom of page