top of page
Recent Posts
Archive

Biomassa de banana verde


O que é? Para quê serve? Quais os benefícios? A gente sabe que biomassa tá na moda. Mas ainda não ficou muito claro pra quê ela serve e como pode ser usada.

Vamos esclarecer então algumas questões importantes da tão falada biomassa de banana verde. Mas já digo que ela é incrível.

A biomassa é um alimento funcional pois, quando cozida, se torna um amido resistente (aquele amido que não é digerido e nem absorvido pelo intestino). Este amido resistente possui ação semelhante às fibras alimentares, portanto, auxilia no bom funcionamento do intestino e limpa substâncias nocivas a ele.

Ela impede a elevação da glicemia e aumenta a imunidade, por isso é indicada para quem tem restrições alimentares como intolerância ao glúten, à lactose, pessoas com diabetes ou alergias alimentares. Além disso, a biomassa proporciona mais saciedade e nutre, é rica em vitaminas A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio, potássio e sódio.

No intestino, a biomassa é utilizada por bactérias boas do nosso organismos (probióticos) como fonte de energia, mantendo, assim, a integridade da mucosa intestinal e auxiliando na recuperação de sua saúde. Ela também bloqueia a absorção de gordura e açúcar de outros alimentos.

Como posso usar?

A banana verde é um espessante natural e pode ser usada no lugar de cremes e queijos, creme de leite, leite condensado, maionese, entre outros ingredientes na execução de massas, bolos, biscoitos… Não tem gosto de banana e pode ser usada na dieta de qualquer pessoa. Você pode encontrar pronta em lojas de alimentos funcionais e supermercados. A má notícia é que é muito cara. A boa é que aqui a gente ensina a como fazer em casa. Todo o processo leva mais ou menos 40 minutos.

Bom, vamos então ao mais importante: RECEITA: Ingredientes: 10 bananas extremamente verdes (sem que tenham sido climatizadas)

Instruções: Certifique-se de que as bananas estejam bem verdes Corte-as bem rente ao cacho Lave uma a uma com água e sabão. Coloque em uma panela de pressão água suficiente para cobrir as bananas Ferva a água Quando levantar fervura coloque as bananas (É importante a água estar fervendo, pois o choque térmico é essencial para tornar o amido resistente) Tampe a panela de pressão Conte 8 minutos após iniciar a pressão e desligue o fogo em seguida Espere a pressão sair naturalmente Abra a tampa, retire as bananas, descasque-as tomando cuidado para não queimar. Utilize um garfo. Bata as bananas descascadas no multiprocessador ou batedeira.

Não adicione água. E nem recomendo usar liquidificador. Para algumas receitas você terá de usar a biomassa amolecida. Aí adiciona-se água para deixá-la numa consistência mais molinha. O aspecto é de uma massinha bem grossa.

Você pode separar em potes ou saquinhos e congelar. Dura até 6 meses congelada e 5 dias na geladeira. Bon appétit!


Posts recentes

Ver tudo

A

bottom of page