top of page
Recent Posts
Archive

Aprenda a dominar sua ansiedade


Vamos falar sobre ansiedade porque se eu dissesse aqui que quero falar sobre metas, planejamento e foco ninguém iria se empolgar muito. Ansiedade é um tema que interessa MUITA gente. Principalmente porque mais de 80% das pessoas no mundo sofrem com o excesso dela.

E o que esses assuntos têm em comum na verdade? TUDO! No curso de gerenciamento de emoções que palestrei em BH no dia 4 de agosto de 2018, nós não trabalhamos os conceitos de ansiedade, os possíveis tratamentos, causas... Nós trabalhamos as soluções para os problemas que o excesso de ansiedade traz para a vida das pessoas. E ansiedade excessiva tem TUDO a ver com falta de planejamento, foco e meta. Porque a pessoa ansiosa tem excesso de energia sem direcionamento.

Se você não organiza sua vida em categorias, projeta metas para que essa energia seja aplicada, você deixa pra sua mente (que é uma confusão de sentimentos, pensamentos e associações) fazer isso por você. E ela sozinha não consegue, então acaba recorrendo a fontes de prazer, que sabe que são válvulas de escape para evitar o sofrimento (comer, cutucar a pele, extravasar de alguma maneira essa energia). A nossa mente é treinada para guiar para o prazer e evitar a dor, já comentei isso antes com vocês. Ela vai procurar evitar tudo que possa ser sofrível, mesmo que na prática essa não seja a melhor resposta.

Sobre foco: não é sobre onde você vai chegar, apenas. A grande maioria das pessoas peca porque não faz um planejamento do que será feito DEPOIS de se chegar onde queria.

Não se pode correr o risco do vazio. Se você faz um planejamento de ser um milionário, por exemplo. A questão toda não é sobre o dinheiro que você vai ter no final do processo. É sobre o que você conquista e se torna DURANTE o processo. O dinheiro, a perda de peso, o corpo dos sonhos... tudo isso são apenas consequências futuras do que se colhe no PRESENTE. Por isso propósitos são mais importantes que resultados. Fazer R$ 500 mil é bom. Mas o processo de ter batalhado, investido tempo, energia e suor pra conquistar esse dinheiro vai te agregar muito mais valor do que o dinheiro em si. Irá te fazer valorizar coisas muito mais ricas do que o dinheiro: o tempo, o suor, a energia, a saúde...

Resumo da ópera: não é sobre o resultado. Não é ele a gasolina do seu percurso. É sobre o PROCESSO e o que ele te agrega e como ele te transforma. Certifique-se de traçar uma rota inteligente que te traga prazer e vontade de realizar. Viva o presente e receba-o.

Dicas válidas: não vá por caminhos que irão contra seus valores, seus princípios.

  • Escolha caminhos que vão beneficiar suas escolhas e potencializar suas qualidades.

  • Faça escolhas inteligentes: una seu desejo a seus objetivos e colha frutos excelentes pra sua vida.

  • Mantenha seu foco sempre em direção ao que vá alimentar seus objetivos.

  • Mantenha a guarda da sua mente levantada TODOS OS DIAS!

  • Pratique a positividade e retorne a seu centro sempre que se desviar da rota.

  • Continue em movimento. E persiga seus sonhos, sempre!

Namasté,

Xanda.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page