top of page
Recent Posts
Archive

Culpa engorda e chocolate emagrece.


Culpa engorda e chocolate emagrece! E isso é cientifico. Temos falado muito de culpa por aqui, e isso tem chamado a atenção de muitas pessoas. Portanto, vamos entender o que acontece. Quando você come algo uma gama de químicas é liberada no seu corpo. Se você come com prazer e satisfação, serão químicas boas, que te ajudarão no processo digestivo e metabolização dos nutrientes. Quando você come com culpa seu córtex supra renal libera cortisol, que te coloca num estado de mais estresse, desequilíbrio e provavelmente te dará mais vontade de comer besteiras posteriormente. Além de que seu processo digestivo ficará comprometido por não ter químicas boas responsáveis para ajudar. Estratégia é evitar alimentar o sentimento de culpa. Fácil? Talvez não. Requer prática. Primeiro passo pra evitar sentir culpa, é evitar os excessos. Provavelmente você sente muito mais culpa quando come qualquer coisa demais do que quando come uma besteirinha em pouca quantidade. Acertei?

Você comer qualquer besteira, eventualmente, acredite: não fará com que você engorde ou perca tudo que já conquistou. Você pode tomar seu sorvete final de semana, comer sua pizza com os amigos na quinta ou tomar sua cerveja no #happyhour na sexta. Desde que não coma congelado durante a semana inteira e jante macarrão dia sim, dia não.

Equilibre seus hábitos e suas escolhas. Isso não é nada difícil. Você não precisa “tomar vergonha na cara”, se matricular na academia e contratar um nutricionista pra começar essas mudanças na sua vida. Eu utilizo com meus pacientes, nos processos de gerenciamento emocional, várias estratégias fáceis de serem aplicadas. Quer algumas dicas pra começar?

1- Pare com os enlatados, congelados, embutidos e processados. É mais fácil? É. Mas isso dá um trabalho danando pro corpo limpar e equilibrar. Quer facilidade? Compre já legumes cortados, molho de tomate pronto em pote de vidro, verduras já lavadas e frango ou carne descongelada: tempere com alho e sal e deixe na geladeira por até 3 dias. Com isso você faz um macarrão de legumes ao molho vermelho em 15 minutos, um bife grelhado em 10 e ainda come uma saladinha com molho de limão e azeite.

2- Pare de adoçar tudo! O açúcar é viciante. Não existe substituto para o “desmame”. Pra você ficar livre da necessidade de açúcar, você precisa se desadaptar a querer tudo no sabor doce. Nosso paladar acostuma e quando ele acostuma, ele gosta. Acredite. Todos meus pacientes até hoje conseguiram. Você também pode.

3- Alguns alimentos são inaceitáveis na vida de uma pessoa que quer viver mais e melhor: refrigerante, frituras e gorduras hidrogenadas: sorvete de pote pronto (vocês sabem de que eu tô falando, nê?), margarina, óleos vegetais refinados como soja, milho, canola e girassol e as delicinhas infantis: bolachas recheadas, pipoca de micro-ondas pronta, comidas congeladas, miojo, salgadinhos, batata congelada e as massas prontas, principalmente as congeladas. Só de você tirar esses alimentos da sua casa, já é 9000 passos a frente. (Provavelmente levarei um processo das indústrias por conta disso, não me faça passar por isso a toa).

4- Sempre que for comer, coma com calma. Presente, com amor. Isso é capaz de mudar todo seu processo de digestão. Se você otimiza sua digestão, você otimizar a absorção e o que será feito do que foi ingerido.

E se escapulir, não se culpe, não se puna. Faça o que puder, na medida e no ritmo que puder. E sobre o chocolate? Coma um pedacinho todos os dias. Lembrando que chocolate não é gordura hidrogenada com açúcar e cheiro de cacau. Isso já aprendemos que não faz bem e deve ser eliminado. Chocolate é feito de cacau. Acho que vocês também sabem do que eu to falando... E como tudo na vida, é prática, treino. Exercite-se a ficar livre da necessidade por doces e estimular o prazer pelo sabor amargo. Você consegue essa também, vai por mim. E seja feliz. Equilíbrio é tudo que estava faltando na sua vida. Acredite!

Ps: Tem novos ebooks disponíveis na lojinha!!! Eles podem te dar boas dicas de como adotar bons alimentos pra sua vida. Confira!

Namasté, Xanda.

Posts recentes

Ver tudo

A

bottom of page