top of page
Recent Posts
Archive

Ayurveda no Globo Repórter (meus comentários).


ph: Globo Repórter

Na sexta passada (23/11/18) o Globo Repórter apresentou um programa muito rico falando sobre terapias e medicina ayurvédica no Sri Lanka. A repórter Glória Maria mostra um sistema de saúde público que funciona da mesma maneira há mais de cinco mil anos utilizando tratamentos ayurvédicos. Lá existem hospitais que já seguem os tratamentos e abordagens à medicina ocidental moderna, mas muitas pessoas ainda preferem se tratar com os tradicionais panchakarmas (programas de desintoxicação ayurvédicos).

Você pode conferir um pedaço muito interessante do programa aqui.

Não é de hoje que as pessoas estão tomando consciência dos benefícios que a ayurveda traz para a saúde física e mental. E isso me deixa extremamente feliz. No programa, podemos ver como acontecem alguns panchakarmas que são terapias milenares de desintoxicação para cura de doenças. Isso incluí desde tratamentos para casos simples de patologias nível 3 como má digestão, fadiga, dores de cabeça e articulares, alergias, sono prejudicado e problemas digestivos, até patologias consideradas incuráveis pela medicina ocidental como esclerose múltipla, lúpus, diabetes, outras doenças autoimunes e até câncer.

Os procedimentos de desintoxicação ayurvédicos nas clínicas especializadas são tradicionais e realmente maravilhosos. Trabalham através de uma ótica totalmente diferente da medicina do ocidente.

Entretanto, devemos considerar que é muito difícil na nossa cultura e cotidiano dinâmico adotar essas técnicas integralmente, tanto terapêuticas como alimentares. A acessibilidade e contexto daqui se diferem totalmente do que acontece por lá. Por isso, sempre digo aos meus pacientes, é preciso uma adaptação dos conceitos e preceitos ayurvédicos à realidade de cada um para que o equilíbrio e mudanças de bem-estar aconteçam gradativamente e conquistem espaço vitalício na vida da pessoa. Não adianta termos a melhor estratégia, programa, tratamento e não colocar em prática.

ph: Google

Em cada lugar os alimentos disponíveis são diferentes, as ervas, o clima e o ambiente também. Tudo isso precisa ser considerado e respeitado para ser bem recebido e aplicado.

Com a nutrição ayurvédica, conseguimos trabalhar até nível 3 de patologias. Para isso, recomendamos inclusão de alimentos naturais e de fácil digestão como hortaliças, verduras cruas ou cozidas, redução de produtos lácteos e animais, combinações simples nas refeições, uso de ervas frescas locais e especiarias para ativação e melhora do fogo digestivo. Cada recomendação irá depender da pessoa em análise. Em cada caso um alimento pode ser considerado tratamento ou toxina. Em outro, o inverso pode também acontecer. Tudo isso sem gerar estresse ou sensação de privação no paciente. O processo deve ser consentido e agradável.

E posteriormente é recomendável uma desintoxicação, que é uma das partes cruciais para o processo de saúde integral corpo e mente.

No programa 4D de desintoxicação emocional e ayurvédico que criei, trabalho junto à desintoxicação do corpo para eliminação de toxinas e melhora da saúde física, a desintoxicação da mente com trabalho de gerenciamento emocional com técnicas de coaching, PNL e fundamentos da psicologia, a fim de tratar de forma dinâmica, toxinas emocionais e psíquicas que alimentamos todos os dias. Envie um email para saber mais informações sobre o programa e como se desintoxicar para otimizar sua saúde física e mental.

Para você que quer conferir outros conteúdos e matérias sobre Ayurveda pode conferir aqui.

Outro vídeo sobre medicamentos e terapias aqui.

Namasté,

Xanda.

Posts recentes

Ver tudo

A

bottom of page