top of page
Recent Posts
Archive

Teste sua ansiedade e aprenda 10 formas de dominá-la.


PH: Ale Torres

Teste de ansiedade.

Responda às questões abaixo, marque a intensidade de 1 a 5 para cada resposta. Ao final, some os seus resultados e leia as instruções ao final do teste.

  1. Sinto que tudo precisa ser resolvido com urgência. Se tenho que esperar um pouco, já me causa desconforto e mal -estar.

1 – 2- 3 – 4 – 5

2. Meu humor varia bastante. Consigo sair de um extremo de felicidade ao outro de muita preocupação.

1 – 2- 3 – 4- 5

3. Me sinto em estado de alerta na maior parte do tempo. Como se estivesse que estar preparado para algo a todo momento.

1 – 2 -3 – 4- 5

4. Tenho costume de me preocupar muito com coisas pequenas.

1-2 -3 -4 -5

5. Minha cabeça está o tempo todo ativa. Sinto que não descanso a mente e não consigo controlar meus pensamentos.

1- 2- 3- 4- 5

6. Tenho sempre a sensação que alguma coisa negativa vai acontecer no futuro.

1- 2- 3 – 4- 5

7. Fisicamente me sinto sempre cansado e sem energia.

1 – 2- 3- 4- 5

8. Emocionalmente me sinto exausto e esgotado.

1- 2- 3- 4-5

9. Sempre que existem dificuldades e desafios minha sensação é de que não darei conta e irei falhar.

1- 2- 3 4 –5

10. Constantemente sinto algumas reações físicas como taquicardia, dor no estômago, aperto no peito, dificuldade para respirar, boca seca e mãos suando.

1- 2- 3- 4- 5

11. Sinto que estou sendo muito exigente comigo mesmo. Nunca termino uma tarefa satisfeito com o resultado.

1- 2- 3- 4- 5

12. Tenho dificuldade para adormecer ou meu sono é picado.

1- 2- 3- 4- 5

13. Tenho medo constante ou inseguranças,

1- 2- 3- 4- 5

Some os resultados de suas respostas e confira os resultados abaixo dos grupos A, B, C e D.

A- 65 a 50 – Ansiedade alta

B- 49 a 39 – Ansiedade média

C- 38 a 28 – Ansiedade moderada

D- menos de 27 – Ansiedade dominada

  • Conclusão.

A ansiedade é uma energia. Um instinto de sobrevivência necessário para qualquer ser humano, responsável por nos colocar em estado de alerta e nos fazer reagir a ameaças. Se você ativa constantemente seu estado de alerta, coloca seu corpo num intenso estado de estresse, sua química interna desestrutura, sua habilidade e inteligência emocional diminuem já que seu sistema entende que precisa se armar ao invés de resolver em qualquer eventualidade que ocorre. Isso causa um processo inflamatório em todo o corpo,tornando-se um cenário propício para sintomas e doenças atuarem, assim como mais sentimentos de angústia.

Leitura das respostas:

Se seu resultado se encaixa no cenário A você precisa URGENTEMENTE diminuir seus níveis de ansiedade e trabalhar a sua inteligência emocional para evitar um colapso.

Se você se encaixa no grupo B, é importante que inicie um processo de elaborar e entender melhor suas emoções e utilizar essa energia de forma produtiva para a sua vida e evitar angústias e sentimentos improdutivos.

Se você se encontra no cenário C ou D, aparentemente tem um bom equilíbrio em relação à sua ansiedade. Continue utilizando essa energia de forma positiva e equilibrada.

-- Exercícios para dominar a ansiedade.

Abaixo seguem alguns exercícios que você pode fazer para equilibrar a sua ansiedade. Lembre-se que ser ansioso não é algo ruim. Somente quando você não faz nada produtivo com a ansiedade que ela se torna algo destrutivo para você.

  1. Respire: A simples prática da respiração traz o equilíbrio do nosso batimento cardíaco e influencia na nossa química interna. Inspire profundamente, prenda a respiração por alguns segundos e expire longamente. Adota essa prática e inclua em vários momentos do seu dia.

  2. Descanse sua mente: Tire 1 minuto por dia para não pensar em simplesmente nada. Faça esse exercício e coloque um relógio para não perder-se no tempo. Assim como qualquer outra prática, a meditação precisa ser praticada. Isso traz exatamente o equilíbrio que você precisa para ensinar a sua mente a se quietar quando precisa.

  3. Mantenha-se ativo e produtivo: faça exercícios físicos diariamente e inclua atividades lúdicas na sua semana como pintura, artes marciais, dança. Leia livros que trabalhem sua imaginação, vá ao cinema, ao futebol, encontre pessoas que você goste e faça mais coisas que te dão prazer e felicidade.

  4. Não suponha coisas: A única pessoa que ganhou dinheiro com “se” foi o Djavan. Rs Não se atormente com suposições. Esses pensamentos só servem para julgar e destruir a si mesmo. Eventualidades acontecem. Esteja ciente de que o controle das coisas é ilusório. O que podemos fazer é dar o nosso melhor e ter sempre um segundo plano em mente.

  5. Esteja próximo a pessoas que agreguem. Mantenha distância de pessoas tóxicas e fúteis. Somos a média das 5 pessoas que convivemos Escolha bem o seu ciclo de convivência.

  6. Se organize. Programe, faça listas, planeje. Isso evita surpresas e a chance de você ficar ansioso sem necessidade é muito menor.

  7. Tenha contato constante com a natureza: Hipócrates já dizia: o homem adoece a medida que se afasta da natureza. Colocar os pés na terra, respirar ar puro, comer uma fruta do pé. Tudo isso nos faz aproximar mais da nossa essência e nos conecta com a dinâmica equilibrada que a natureza possui;

  8. Agradeça mais e reclame menos. Reclamar é clamar ao universo coisas negativas. Isso não atrai coisas boas. Agradecer significa: fazer a graça descer. Isso atrai mais positividade e boas sintonias.

  9. Desative gatilhos negativos e pensamentos pessimistas. Esteja atento ao que você alimenta em sua mente. Aquilo que é alimentado, ganha forma e força.

  10. Seja útil ao próximo. Descentralizar um pouco a atenção de nós mesmos nos ajuda a utilizar mais da energia acumulada. Ajudar outros trás sensação de produtividade, altruísmo e felicidade.

Se você sente que precisa urgente cuidar da sua ansiedade, da sua saúde tanto física quanto emocional, envie email para assessoria@xandafogaca.com para informações sobre os programas de desintoxicação ayurvédica/emocional comigo. Desintoxicar corpo e mente é o caminho mais eficaz para mais saúde emocional e física.

Namasté,

Xanda.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page