Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Manteiga ghee

December 5, 2016

O que é o Ghee que tanto ouvimos falar?

O ghee é uma receita ayurvédica milenar. É o óleo purificado da manteiga, onde toda a água, elementos sólidos e toxinas da gordura do leite (caseína e lactose) são removidos através de um processo de purificação, aquecimento e coação.

Deve ser preparado com manteiga sem sal e durante o processo de aquecimento, a manteiga é derretida lentamente e as gorduras saturadas vêm para a superfície em forma de blocos, formando uma camada de espuma.

Esta espuma deve ser retirada várias vezes, até que se eliminem todos os resíduos da manteiga, a água evapore e reste apenas o óleo, que é então coado em um tecido fino. O processo de clarificação da manteiga pode ser demorado dependendo da quantidade usada e requer um pouquinho de paciência.

O ghee não contém lactose e não produz fumaça quando aquecido em altas temperaturas (o que resulta na saturação da gordura, como no caso do azeite).

Na Ayurveda, o Ghee é utilizado também como um ingrediente medicinal, como um tônico que aumenta a força e a expectativa de vida. Usado tanto de forma interna, como externa, no caso de massagens terapêuticas. Além de ser uma gordura boa, faz bem para o bom colesterol, ajuda a equilibrar a acidez do organismo, entre vários outro benefícios a saúde. 

 Bom, agora que entendemos um pouco sobre o Ghee, vamos à receita.

Ingredientes:

  •  2 tabletes de manteiga sem sal

Modo de Preparo:

  • Na primeira etapa o fogo pode ser alto. Quando começar as borbulhas, abaixar o fogo. Atenção sempre para não queimar. Se o fogo estiver muito alto, retire do fogo, espere esfriar e depois volte. É IMPORTANTE QUE NÃO DEIXE QUEIMAR.

  • Quando estiver toda derretida, retire do fogo e espere esfriar. Esse processo é importante para que o processo de purificação da manteiga seja concluído.

  • As gorduras saturadas vão subir para a superfície em blocos, formando uma camada de espuma densa.

  • Com a ajuda de uma escumadeira, retire essa espuma até que se eliminem todos os resíduos e se obtenha um liquido bem dourado e límpido. Essa parte pede um pouquinho de paciência. Rs

  • Note que a lactose ficará toda no fundo da panela.

  • Para retirar, é preciso coar com um pano fino, como um coador de café ou mesmo um pano de prato (como no caso do leite de castanhas).

  • Leve à geladeira para endurecer ou pode deixar do lado de fora. Ela se solidificará de qualquer forma.

 

Pode ser usado para fins culinários, para substituir azeite, ou a própria manteiga em pães, tapiocas e o que mais a imaginação mandar.

 

Saúde e bon appétit!!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload