top of page
Recent Posts
Archive

Adoçante engorda


Como assim engorda?Pois é, engorda. E aqui vamos explicar porquê.Toda vez que colocamos algum alimento de saber doce na boca, uma mensagem é enviada pelo cérebro para o intestino de que vai chegar açúcar pra ele quebrar. Ele vai absorver o carboidrato em forma de glicose, e usar como energia. Até aí tudo bem.

  • Maaaas quando você ingere algum alimento de sabor adoçado artificialmente, como adoçantes de baixo valor calórico, essa mesma mensagem é enviada. Assim, o seu cérebro prepara o corpo envolvendo processos hormonais e enzimáticos, contraindo órgãos, dilatando vasos e etc, etc, esperando um açúcar que nunca chega. Ele não recebe o carboidrato que estava esperando.

Mas e aí, o que acontece então?

  • Bom, aí acontece que seu organismo se sentindo traído (arrasado), aumentará a capacidade de absorver glicose que vier nas próximas refeições. Ou seja, suga tudo, tudinho que ele puder do que você vier a comer em seguida. Além do que, o seu organismo numa vingança contra você, vai ficar enviando mensagens para o cérebro, para que você finalmente forneça aqueles carboidratos que prometeu. Aí você vai ficar com uma vontade enloquecedora de comer docinhos, chocolatinhos, pãezinhos e vários outros inhos suculentos e engordativos.

Agora faz sentido da onde vem aquelas vontades loucas repentinas por um docinho no meio do nada? Isso que dá tentar enganar o cérebro.

Mas e aí, qual a solução?

  • Bom, aí volto a uma questão que já coloquei em posts anteriores. Nós podemos nos adaptar aos poucos a nos tornarmos menos escravos do gosto doce. E aprender a apreciar o gosto característico de cada coisa. Você pode ir tentando diminuir aos poucos a quantidade diária de açúcar. E ficar livre de ter que ficar driblando o seu corpo e sua mente a todo o momento.

  • Mas existem outras formas de doçura também. Não podemos esquecer que existem várias frutas tão doces quanto mel, que podem substituir o açúcar. Assim como outras formas de açúcar com índice glicêmico muito mais baixo, como no caso do açúcar de coco e o xylitol por exemplo. O mascavo, o mel, melado de cana e a frutose são carboidratos simples e produtos naturais que são melhores para substituir o açúcar branco e claro, os adoçantes dietéticos. Mas em doses modestas!

  • Os adoçantes foram criados para os diabéticos que NECESSITAM de uma restrição severa no consumo de açúcares. Mas recomenda-se seu uso de forma controlada e restrita.

  • Cuide de sua saúde. Procure um bom profissional que possa te orientar e a te ajudar a fazer isso da melhor forma.

Bon appétit!

Posts recentes

Ver tudo

A

bottom of page