Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Quebrando os tabus da estética

October 24, 2018

PH: Google

 

 

Existe um tabu absurdo acerca do conceito de estética.

É futilidade, é vazio, é influência da mídia/moda? 
Entendam: moda, mídia, sociedade e principalmente as indústrias vêm traçando padrões de beleza muito antes da gente sonhar em ser gente. 

Mas aqui não vamos entrar nessa questão (lembro que foi a parte mais cansativa da minha pós-graduação em psicologia da nutrição). Vamos falar de conceitos individuais muito mais importantes. 

Independente do conceito atual de estética, de qual o ponto realmente “desejável” de um corpo, a minha pergunta é: você se sente confortável e feliz com a imagem que vê no espelho? 
Antes de responder, quero que esqueça o corpo de fulano, o corpo de ciclana, esqueça a existência daquela blogueira fit ou influenciador por alguns minutos. Olhe pra você e responda: a sua imagem agrada à sua percepção? 

Não há nada de errado, absolutamente nada, em querer cuidar do próprio corpo, ir em busca de uma estética saudável, encontrar a imagem que agrada os olhos e preenche o espírito. É saudável olhar e gostar do que se vê. Esse é um problema que vejo muito hoje em dia: pessoas pregando sobre a futilidade em se preocupar com a questão estética, quando o problema mora realmente nos excessos. O que nos deixa doente é ter imagens distorcidas, buscas incessantes por padrões inalcançáveis e o pior de todas: as comparações. 

Independente de quanto você pesa, isso é extremamente irrelevante. Eu mesma conheço mulheres que pesam 49 quilos e medem 1,65m e não estão felizes com o próprio corpo, imagem ou pior: com a própria existência.

Isso que eu vou falar agora vai explicar muito do porquê as pessoas têm sofrido tanto com ansiedade a cada dia. 

PH: Google

 

Nos ensinaram que as nossas preocupações devem surgir somente quando a coisa aparece. É assim na medicina, é assim na psiquiatria, é assim com qualquer problema, praticamente. 

Quem aqui conhece algum médico que segue os preceitos de Hipócrates e ensina que fazer do alimento o próprio remédio é o caminho preventivo pra boa saúde? Vemos muitos médicos falando de doenças e sintomas. Poucos falando sobre saúde. (Sem generalizar, né? Sempre temos boas referências, graças a Deus). 

Bom, com as questões emocionais não seria diferente. 

Se você está acima do peso, muito abaixo ou extremamente insatisfeito e infeliz com a sua própria imagem, é porque alguma coisa dentro de você não está fazendo sentido. Falta algo, há algum vazio existencial que provavelmente você preenche com comida ou com a falta dela, por exemplo. 

A Ayurveda nos ensina algo muito lindo: corpo equilibrado não acumula excessos. Seja de elementos cheios ou vazios. Corpo equilibrado e mente equilibrada funcionam exatamente como devem e merecem. 

Não estou aqui pra dizer que tem algo de errado na sua vida ou dizer a você exatamente o que fazer. A minha mensagem é: esqueça a casca do ovo. Pare de se preocupar com o que tem por fora e comece a limpar a casa pela parte de dentro. O exterior é sempre reflexo do interior. Desapegue da dieta maçante que você está fazendo, das privações alimentares, da culpa que você sente depois de comer um bolinho de chocolate. Olhe pra dentro, vá em busca de respostas. Você está feliz? Nos seus relacionamentos, na sua profissão, na forma como você contribui para o mundo? 

PH: Google

 

Existem vários pilares que precisam ser preenchidos em nossas vidas que, acredite, a comida não irá preencher. Assim que você começar a colocar suas prioridades no eixo, suas emoções em equilíbrio (como também tentar manter o corpo equilibrado com alimentos saudáveis sempre que possível. Lembre que tudo é CONTEXTO), o seu corpo entra em equilíbrio, elimina excessos, funciona melhor, age em conjunto com você. 
Faça uma lista de suas prioridades e compare com as suas atividades atuais. Veja se suas expectativas correspondem à sua realidade. Felicidade = resultado - expectativa. 

Se você sente que é o momento de buscar se conhecer e se trabalhar, entre na loja do site para obter informações sobre atendimentos comigo e sobre os programas de desintoxicação emocional/ ayurvédico. Você também pode enviar email para assessoria@xandafogaca.com se preferir.

Namasté e muita realização pra todos nós. 

 

Xanda.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload