top of page
Recent Posts
Archive

Água morna com limão e sal (?)


Para a Ayurveda o equilíbrio do corpo é mantido e conquistado principalmente através da alimentação. Enquanto dormimos acumulamos toxinas , pois ele está em estado de descanso, parado. Assim, ele se torna hábil a assimilar e fazer uma limpeza enquanto não está trabalhando em outras funções (inclusive uma dica boa de equilíbrio de acordo com os princípios ayurvédicos é ir dormir com pelo menos 3 horas de jejum, para não concentrar a energia no processo digestivo, e assim ele ser capaz de executar com propriedade as funções de limpeza).

Acordar e começar o dia com energia, ativar o metabolismo e ajudar o funcionamento do intestino é bem importante. Uma boa estratégia é experimentar tomar em jejum água morna com limão. A água morna em si é muito boa, pois o calor é confortável ao corpo por manter a mesma temperatura de quando acorda, ajuda a ativar o Agni (fogo digestivo) e eliminar toxinas do trato digestivo.

A ação do limão ajuda a depurar e alcalinizar o sangue, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a circulação, Além da vitamina C, e minerais presentes em sua composição, que fazem do limão um ótimo antibiótico, antiviral.*

Água morna com limão e uma pitadinha de sal ajuda também a harmonizar o dosha vata e dosha pitta. Para dosha kapha, limão, água morna e um fio de mel. (Você pode descobrir qual seu dosha e formas de equilibrar através de uma anamnese ayurvédica. Para mais informações envie uma mensagem aqui ou um email para assessoria@xandafogaca.com).

Estudos comprovam a importância do sal para equilíbrio do corpo. Para a Ayurveda, equilibrar o organismo com um pouco de sal logo quando acorda é recomendado para equilibrar os humores e ativar corpo e mente. As recomendações para cada pessoa são individuais. Você deve perguntar a seu profissional de confiança quais as medidas certas pra você e se isso se aplica.

A comunicação que temos com nosso corpo, é a chave mais preciosa que temos em direção a nossa própria saúde. Você deve sempre perceber e tentar identificar como se sente quando experimenta novos alimentos e estratégias para sua saúde.

A forma básica de preparo é simples. Utilizar água filtrada, morna (importante não deixar ferver). Em meia xícara de 200ml de água, meio limão espremido adicionando 1/3 colher de chá de sal marinho ou rosa (não utilize sal refinado de mesa, são pobres em minerais e ricos em químicos adicionados) em jejum, aproximadamente 15 a antes do café da manhã. Mais uma vez, essas são recomendações ayurvédicas de equilíbrio e são individuais. Verifique com seu profissional de confiança se essa sugestão se aplica a você.

Namasté,

Xanda Fogaça.

*Referencias:

https://books.google.com.br/books?hl=en&lr=&id=dXzjCgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT2&dq=limao+pela+manha&ots=H4F0_xaeMb&sig=_KMla2ycGcGeU1yit1tvFMgJAk4#v=onepage&q=limao%20pela%20manha&f=false

http://interscience.org.uk/v3-i1/8%20ijahm.pdf

https://link.springer.com/article/10.1023/A:1022373025148

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page