Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

A ayurveda e as estações do ano.

April 3, 2019

 

 

 PH: Google

 

Rinite, sinusite, processos alérgicos... nessa mudança de estação é comum o corpo manifestar alguns sintomas. Dentro da Ayurveda usamos a concepção dos doshas para ajudar a classificar e orientar pessoas. Os doshas são como temperamentos: algumas características que podem definir o que sobra e o que falta a um indivíduo; como se fosse um perfil biológico. Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha. Alguns demonstram características mais quentes e úmidas, outros mais frios e secos, por exemplo. É justamente aí que entra a relação com as estações do ano. O corpo passa por alterações ao longo do ano, e os doshas também. Ele acompanha naturalmente as fases da natureza. Conseguimos equilibrar os doshas através dos ciclos naturais e entrando em conexão com suas respectivas fases. Quanto mais semelhanças às estações, mais os doshas são agravados. Por exemplo, esse clima do outono seco e frio por vir agora, aumenta vata. É importante que vata mantenha-se aquecido e lubrificado.

 

A alimentação deve ser seguida de acordo com cada estação, com uma proposta contrária para promover o reequilíbrio. A mudança brusca de temperatura, umidade, vento, calor do sol, tudo isso deixa o corpo muito sensível e às vezes reativo. Em toda troca de estação é recomendado pela ayurveda fazer uma desintoxicação. Isso ajuda a eliminar toxinas e resíduos gerados na estação anterior e a prevenir sintomas e doenças comuns nessas transições sazonais, como gripes, alergias, rinites, ansiedade excessiva e outros.

 

 PH: Google

 

Aqui algumas dicas que você pode adotar para iniciar o mês de outono com mais disposição e saúde. 

 

1.mantenha-se aquecido e hidratado. Se você é um Vata e está sofrendo com essa mudança de temperatura e tempo seco, precisa fazer o oposto pra manter o equilíbrio. Mantenha-se aquecido com comidas quentes e temperadas, agasalhos e água morna. Sim! Água morna. No início meus pacientes querem me matar, mas isso depois faz toda diferença do mundo.

 

2.pra evitar a produção de muco do corpo, mantenha seu nariz constantemente hidratado com soro ou óleo de gergelim (1 gota pra cada narina).

 

3. A ansiedade tende a subir mais e o sono a ficar prejudicado. Mantenha-se em atividades mais leves, pratique exercícios de respiração e cuide de sua alimentação evitando alimentos inflamatórios. 

 

Para fazer sua anamnese ayurvédica, descobrir possíveis distúrbios e inflamações e trabalhar seu equilíbrio físico e emocional envie e-mail para receber informações sobre atendimentos presenciais BH, SP ou Rio ou online em qualquer lugar do mundo. 

Namasté,

 

Xanda. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload