top of page
Recent Posts
Archive

Os doshas, suas características e alimentos para equilíbrio.


PH: Goggle

Dentro da Ayurveda usamos a concepção dos doshas para ajudar a classificar e orientar pessoas. Os doshas são como temperamentos: algumas características que podem definir o que sobra e o que falta a um indivíduo; como se fosse um perfil biológico. Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha. Alguns demonstram características mais quentes e úmidas, outros mais frios e secos, por exemplo. Entendendo a distruibuição e interação dos elementos no organismo de cada indíviduo, podemos descobrir e selecionar os alimentos e práticas que promovam o equilíbrio, aliviar patologias e sintomas respeitando as características e fases de cada estação do ano.

Entenda um pouco sobre as características de cada dosha e os alimentos compatíveis a cada um. Vale ressaltar que essa leitura não é o suficiente para uma anamnese ayurvédica completa e nem para um possível tratamento. Outros fatores são importantes numa análise completa, além disso, uma pessoa pode apresentar características de mais de um dosha (chamamos de bidosha ou tridosha) e seus distúrbios podem se apresentar de inúmeras formas, requerindo outros tipos de tratamento assim como a manutenção dos alimentos.

DOSHAS:

Pitta

PH:https://www.naturesformulary.com

De caráter forte, pitta é regido por fogo e água. Possui forte tendência a se incomodar com o calor excessivo, à irritação, nervosismo e debates. Possui facilidade em reter líquidos e ganhar peso assim como perder quando se compromete. O intestino geralmente funciona bem e em desequilíbrio possui tendência a diarreias e queimação. Tendência a sofrer com processos inflamatórios da digestão como gastrite, refluxo, fome excessiva. Deve se precaver no calor, evitando estímulos intensos, alimentos picantes e ácidos e adotar uma alimentação leve, fresca e priorizar sabores amargos e adocicados.

Alimentos para equilíbrio de Pitta:

Doce, adstringente e amargo.

Frutas: doces e maduras como abacate, tâmaras, abacate, coco, manga, uva, amora, pera, melão e melancia lima

Vegetais: doces e amargos como aspargos, beterraba, brócolis, alface, cenoura, couve, brotos, Espinafre, pepino

Leguminosas

Carnes: peixe de água doce, frango e Peru.

Condimentos: açafrão, cominho, coentro, salsa, cebolinha, louro, hortelã

Oleaginosas: coco e amêndoas

Adoçante: melado e estévia

Evitar:

Frutas ácidas: banana, maçã, morango, laranja, mamão, pêssego

Vegetais: berinjela, tomate, abóbora, mostarda

Cereais: milho, arroz, painço, trigo sarraceno, quinoa

Carnes: vermelha, ovos, peixes de mar

Óleo: milho, gergelim

Vata

PH: https://www.naturesformulary.com

De natureza fria, é regido por ar e éter. Tem tendência a ser mais ansioso e se dispersar facilmente. Sente muito frio, pele geralmente mais seca, sofre mais com intestino preso e excesso de gases.

Em desequilíbrio pode desencadear uma depressão ou prostração por excesso de energia sem uso. Em equilíbrio é criativo, dinâmico, alegre e sociável. Bastante mental, dificuldade para ficar aterrado. Pessoas das áreas artísticas costumam ser de natureza vata.

Devem priorizar medidas contrárias à sua natureza, se alimentando de alimentos quentes, mais oleosos, cozidos e bem temperados.

Alimentos para equilibrar vata:

Doce, acido e salgado.

Frutas: doces como banana amora limão melão pêssego abacaxi abacate e coco

Vegetais: cozidos com ghee

Cereais: sempre cozidos

Leites: difere bem. Iogurte de cabra

Carnes: são nutridores ovos, Peixes e frango

Evitar: secos, amargos e adstringentes

Frutas secas, maçã e pera cruas e melancia

Vegetais crus

Feijões e leguminosas

Kapha

PH: https://www.naturesformulary.com

Apresenta um predomínio dos elementos água e terra, o que lhe dá uma característica de constituição mais densa, sólida e consistente. Pode ser representados pelos conceitos de estabilidade, constância e tranquilidade. Possuem estrutura corporal mais pesada e densa, energia vital e vigor físico mais duradouros quando em equilíbrio . Dependendo da combinação kapha com os outros doshas, podem apresentar peso e constituição mais leves e equilibrados. Quando em desequilíbrio, entretanto, podem ter sua estabilidade transformada em lentidão excessiva, digestão lenta e pesada, um metabolismo fraco e tendências à obesidade. Podem sofrer também de males como o acúmulo de secreções nas mucosas do corpo, retenção de líquidos, distúrbios e dores no sistema osteoarticular e a lentidão do sistema nervoso central.

Alimentos para kapha

Sabores: picantes, amargo e adstringente

Frutas: maçã pera berries Figo limão pêssego morango

Carnes: ovos e Peixes de água doce em moderação

Adoçante: mel e estévia

Evitar: frutas doces: banana coco mamão abacaxi limão manga melancia

Laticínios

Sal refinado

Oleaginosas são pesadas

Qual dosha você se identificou mais? Envie essa postagem para um amigo que irá se beneficiar com esse conteúdo. Para uma anamnese ayurvédica completa, melhorar sintomas, alergias, problemas digestivos ou desequilíbrios emocionais, envie email para assessoria@xandafogaca.com para informações sobre consultas e programas de desintoxicação emocional e ayurvédico.

Namasté,

Xanda.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page