top of page
Recent Posts
Archive

O café à prova de balas (Bulletproof Coffee)

Existem várias perguntas acerca do Bulletproof Coffee. No meu último post no Instagram encorajei meus seguidores a enviarem suas perguntas a respeito do café à prova de balas e vou tentar responder a maioria delas de forma prática e rápida. Aqui, vou compartilhar com vocês informações colhidas durante meus estudos sobre o tema e baseadas nos testes que tenho feito com o café à prova de balas em mim mesma e em pessoas do meu convívio. Nada daqui são instruções ou sugestões. Você deve ler e absorver o conteúdo com consciência e, caso opte por ser o próprio “biohacker” de seu metabolismo, faça os testes e pratique com responsabilidade e sabedoria. Muitas das melhores descobertas que fazemos sobre nós mesmos são baseadas em testes e aplicações conscientes acompanhadas de muita pesquisa e autoconhecimento. O que é o Bulletproof coffe? Uma mistura de uma xícara alta de café livre de toxinas (vou chegar lá) + 1 cs de manteiga ou ghee feita de vacas que comem GRAMA + 1 cs de TCM (triglicerídeos de cadeia média. Uma forma refinada e mais pura do óleo de coco que é muito mais rapidamente metabolizada pelo organismo e utilizada como fonte de energia). É muito importante que a manteiga que você adote para essa receita seja proveniente de uma fonte pura e natural, pois o que come o que comemos é tão importante ou mais que aquilo que ingerimos. Pra que serve?

É uma bebida de alto desempenho que visa promover impacto na energia física e na função cognitiva. Onde o café à prova de balas começou Dave Asprey era um empreendedor bem-sucedido do Vale do Silício quando sua saúde realmente começou a declinar. Ele era obeso, pesando quase 130 quilos. Também sofria de cansaço crônico e sua função cerebral estava prejudicada. Durante anos ele tentou restringir calorias e testou dietas de todos os tipos. Nada ajudou. Quando tinha 30 anos, os médicos lhe disseram que ele estava em grande risco de um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco. Depois de uma viagem aos Himalaias, Dave pôde experimentar uma bebida que lhe proporcionou resultados surpreendentes. A 8.000 metros acima do nível do mar e a -20 graus, sua energia estava caindo - até que ele conseguiu se abrigar em uma casa de hóspedes e uma senhora lhe ofereceu uma xícara cremosa de chá verde com manteiga de iaque (animal encontrado nas montanhas do Tibet) . A bebida infestada de manteiga é uma necessidade para as pessoas no Tibet, que vivem e trabalham em terrenos tão acidentados e de alta altitude. A bebida imediatamente forneceu a ele energia, disposição e muito bem-estar. Era como se uma chave fosse ligada em seu cérebro e corpo. O biohacker (pesquisador interno sobre o próprio metabolismo) dentro dele se perguntou por que o chá o fazia sentir tão bem. Após isso ele começou sua jornada de pesquisas e testes sobre por que a manteiga de iaque transformou seu cérebro. Eventualmente, Dave substituiu o chá por café livre de toxinas e manteiga de iaque por manteiga de vaca que se alimenta em pastos. Testou com óleo de coco e, depois de mais estudos e testes, concluiu que o TCM, por ser a fórmula mais pura do óleo de coco, foi a chave para a poção da energia perfeita. Juntos, esses três ingredientes visam proporcionar energia abundante e claridade mental. Foi assim que nasceu o café à prova de balas. Objetivos de quem toma

Começar o dia com cereais, granolas, torradas, frutas ou outras opções ricas em carboidratos causa picos de açúcar no sangue. Isso fornecerá uma rápida explosão de energia, mas, no meio da manhã, o açúcar no sangue irá cair, causando fome, cansaço e falta de foco. Começar o dia com uma refeição rica em boas gorduras, principalmente associada a um bom café, oferece uma série de vantagens que causam efeitos satisfatórios para o corpo e para a mente:


  • Energia constante e duradoura. A gordura saturada na manteiga de vacas que pastam retarda a absorção da cafeína, o que fornece energia até várias horas, ao invés de um pico de explosão e depois perda de energia. Sem nervosismo, tampouco. Pois os efeitos negativos que algumas pessoas sentem ao tomar café não estão relacionados à cafeína propriamente dita, mas às reações causadas por toxinas provenientes de fungos presentes nos grãos de café: as micotoxinas.


  • Maior foco e claridade mental. As gorduras são os alimentos do cérebro. Usadas de forma mais eficiente que carboidratos ou açúcar.


  • Um cérebro mais afiado: os bioflavonóides no café podem realmente tornar você mais inteligente ao intensificar o disparo neuronal no cérebro. Isso significa que suas células cerebrais se comunicarão mais rapidamente, de modo que os pensamentos venham mais fluidamente e você terá uma melhor percepção cognitva.

Sobre o café

O café não apenas tem gosto e aroma agradáveis. É fonte de nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B, potássio e manganês. O café tem uma série de antioxidantes, que reduzem o risco de doenças crônicas degenerativas e mantêm o cérebro afiado.

A cafeína no café também pode acelerar positivamente o metabolismo para ajudar a queimar gordura. Mas nenhum desses benefícios é válido se você está tomando o café errado. Assim como a comida que você coloca em seu corpo, a qualidade do seu café é importante. Grãos de café limpos e certificados fornecem a vantagem do foco mental e energia que precisamos para prosperar. O café comprometido com micotoxinas pode prejudicar nossa energia e desempenho, uma vez que é difícil dizer exatamente como os grãos foram cultivados, armazenados e processados ​​(mesmo que sejam orgânicos). Nosso corpo anseia por gorduras boas para garantir equilíbrio hormonal e saúde cerebral. A manteiga feita a partir do leite de vacas alimentadas de grama de boa qualidade também contém ácidos graxos, ômega-3, beta-caroteno, vitaminas lipossolúveis e antioxidantes. A manteiga é um alimento maravilhoso para o cérebro e para a digestão. Riquíssima em butirato, um ácido gordo de cadeia curta que pode prevenir e diminuir as inflamações do corpo. Níveis elevados de inflamação estão associados a grandes patologias e sintomas desde depressão até câncer. Quanto menos expomos o corpo a inflamações, mais ele prospera. Além de que, é a manteiga que dá a textura cremosa do bulletproof coffee, se pensarmos nessa bebida como um capuccino saudável e fornecedor de energia e bom desempenho cerebral. E para aqueles que possuem intolerância a lactose ou caseína, podem trocar a manteiga pelo ghee, que possui a maior parte da caseína e a lactose retiradas durante o processo de clarificação. Sem contar que o ghee é uma manteiga milenar ayurvédica, utilizada como um potencializador maravilhoso de outros alimentos e propriedades. Pode ser utlizada também a manteiga de cacau para veganos e adeptos. Sendo de boa qualidade e procedência confiável. TCM

TCM é a sigla para "triglicérides de cadeia média" derivados do óleo de coco 100% puro. Uma forma mais purificada e concentrada dos melhores óleos presentes na gordura do coco. É interessante porque ele eleva as cetonas (moléculas de queima de gordura e combustível cerebral). O TCM é quatro vezes mais efetivo que o óleo de coco na elevação das cetonas. Jogar óleo de coco no café não será suficiente para proporcionar os mesmos efeitos. A separação dos óleos ruins e dos óleos bons do óleo de coco, que é o que acontece no TCM, faz com que ele seja muito melhor utilizado pelo nosso cérebro. É o que torna essa mistura uma bebida de alto desempenho. Não entenda mal. O óleo de coco continua sendo um alimento maravilhoso e possui várias funções. Mas para obter resultados ótimos, você terá de usar ingredientes ótimos.


Porque o óleo de coco não substitui o TCM


  • Use um café correto. Livre de micotoxinas, de preferência com laudo laboratorial e orgânico.


  • Use manteiga feita de vacas que pastam livremente.


  • Não adicione açúcar. O açúcar, mesmo em formas naturais como mel ou melado de cana, afetará os níveis de açúcar no sangue e impedirá a queima de gordura. Quando o açúcar no sangue e os hormônios da fome são equilibrados, os desejos aleatórios por açúcar e carboidratos desaparecem e a energia aumenta. Quando o cérebro está funcionando com gordura ao invés de açúcar, temos mais foco e não amostras de energia quando se tem uma dieta alta em carboidratos.


  • O objetivo é mudar o metabolismo para o modo de queima de gordura, o que nos liberta de acidentes súbitos de energia e neblina cerebral.

Porque gordura não engorda

Fomos condicionados a associar o excesso de gordura à gordura corporal. Ela não nos faz mais gordos Isso foi uma estratégia de marketing dos anos 1960, que por um inconsciente coletivo (e por questões capitais), perdura até hoje. Como perder a oportunidade de lançar produtos “light”, “diet”, “zero” nas suas mais variadas formas para as pessoas comprarem? Na verdade, comer mais gorduras é uma maneira muito poderosa de cortar desejos aleatórios por alimento “trash”, ativar o cérebro, perder peso e equilibrar hormônios. A gordura não mexe com os níveis de açúcar no sangue, como os carboidratos. O açúcar no sangue equilibrado é a chave para diminuir os hormônios do estresse e a inflamação. Sem contar que nos faz sentir saciados por mais tempo. Experimente aumentar as gorduras saudáveis ​​na sua dieta e conversar com seu corpo durante o processo. Isso aumenta as chances de você comer menos e em um intervalo maior. Sem contar que, controlando o estresse, você controla sua ansiedade. E sabemos que os grande ataques de geladeira são ocasionados por situações de ansiedade momentânea. As gorduras de qualidade geralmente contêm vitaminas solúveis em gordura, como as vitaminas A, D, E e K. Comer gordura juntamente com outros alimentos densos em nutrientes aumentará os nutrientes solúveis em gordura que você absorve.

A receita

Na fórmula original coloca-se em 1 xícara grande de café de qualidade coado batido no liquidificador com 1 colher de sopa de TCM com uma colher de sobremesa de ghee (ou manteiga de vaca criada em pastos). Muitas pessoas gostam de colocar outros ingredientes em seus cafés, já que essa fórmula visa potencializá-los. Eu gosto de colocar cacau, canela, cardamomo, maca e, algumas vezes, matchá, dependendo do que vou fazer no meu dia. Mas isso é individual e cada um deve encontrar sua própria fórmula perfeita. Conclusão Gente, esse texto não é para convencer ninguém a tomar o bulletproof coffee, até mesmo porque eu, particularmente, não ganho nada com isso. Mas desde que incluí essa bebida nas minhas manhãs, me senti mais focada, saciada, leve, disposta, sem contar a liberdade em não ter que cozinhar ou planejar o café da manhã todos os dias.

Senti que perdi peso que existia em excesso, senti um desempenho cognitivo maior e uma clareza mental absurda. Mas, acredito eu, que nem todos estão preparados para ele ainda. A Ayurveda nos ensina a importância de respeitar a digestão e individualidade de cada pessoa. Você só vai saber se testar. Ser o próprio "biohacker" e ir experimentando com consciência. Comece aos poucos. Vá adicionando manteiga e TCM a seu café de qualidade até seu organismo ir se acostumando com a ideia. Ninguém se torna lipoadaptado de um dia pro outro, fazendo o corpo sentir-se confortável transformando gordura em fonte de energia quando ele só utilizava carboidratos. E essa dica de experimentar, testar e explorar os próprios alimentos no corpo serve para todas as pessoas e aplicações. Nós devemos ser nossos próprios exploradores, porque ninguém mais irá saber da gente mais do que nós. Boa jornada e bom café,


Xanda Fogaça.

Posts recentes

Ver tudo

A

bottom of page