top of page
Recent Posts
Archive

Causa da morte de Jô finalmente é revelada

Causa da morte de Jô finalmente é revelada

Obesidade não é body positivity.



Sempre que falo sobre obesidade aqui a polêmica aparece. Já fui chamada de gordofóbica e intolerante. Mas, para mim, loucura é a gente querer ignorar os fatos e criar um universo mágico só porque ele parece ser mais bonito. Autoestima tem a ver com cuidado: a estima que uma pessoa tem por si. O quanto ela se cuida e se quer bem.


O que está acontecendo não pode ser confundido com body positivity. Body positivity tem relação com autoaceitação sem seguir o padrão criado pelas indústrias. Não tem a ver com excessos, falta de autocuidado ou alienação em relação à própria saúde. Assim como magreza excessiva é sinal de falta de saúde, excesso de peso também é. As pessoas distorceram as coisas. E isso tem criado polaridades, desunião, resistência e até ódio.


Como bem disse uma amiga: "ninguém apoia um paciente com câncer de pulmão, fumando. Ninguém apoia um hipertenso tacando sal na comida ou um diabético se afogando no açúcar".


A gente espera a coisa ficar séria pra levá-la a sério. A gente espera o “doutor” falar que não pode mais, pra tomar uma providência.


Estar acima do peso é um problema quando seu corpo está sofrendo com os excessos. Vai além da questão estética. Existem, sim, pessoas com sobrepeso com os exames clínicos “em dia”. Já escutei muito esse argumento. Mas essa inflamação sistêmica, causada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo, apesar de às vezes silenciosa, pode ser letal ou ter consequências irreversíveis.

A história do "gordinho feliz" na prática, é teoria. Na minha experiência clínica, como profissional de saúde que trabalha com pessoas que possuem transtornos alimentares, é nítido o sofrimento tanto físico quanto emocional das pessoas que estão com sobrepeso. Primeiro que um corpo que foi feito pra aguentar até 65kg sofre quando chega aos 80kg. Os ossos, as articulações, o coração na hora de bombear o sangue... Segundo que a inflamação causada pelo acúmulo de gordura no corpo, atinge o organismo de forma sistêmica. A pessoa fica mais frágil, mais inflamada, física e emocionalmente. Nada funciona com a mesma eficiência, como quando está em seu estado orgânico e natural.


Em Ayurveda, o excesso de tecido no corpo causa um agravamento de kapha dosha. Por ser representado por terra e água, Kapha, quando em desequilíbrio, tem tendência a ficar emocionalmente pesado, apegado, denso, melancólico e inerte. Existe uma tendência à depressão, procrastinação, desânimo, letargia e apego às coisas do passado, impedindo muitas vezes a familiaridade com mudanças, tomada de decisões e processos de adaptabilidade. Esses desequilíbrios emocionais interagem com o físico e vice-versa.



Jamie Lopez foi uma empresária que criou um salão de beleza para mulheres com excesso de peso enquanto estava confinada na cama (sem conseguir levantar devido ao seus 383kg). Ela passou a vida em função de dar confiança a mulheres plus size e foi pioneira da “beleza supersized”. Jamie morreu essa semana, aos 37 anos, por infarto do miocárdio.


Jô Soares, renomado jornalista, humorista e entrevistador brasileiro, teve a causa da sua morte divulgada recentemente. “A causa da morte foi insuficiência renal e cardíaca, estenose aórtica e fibrilação atrial” de acordo com as notas publicadas pelo Yahoo e Portal Terra. Jô faleceu aos 84 anos por 'enfrentar complicações com a obesidade, que comprometeu parte de seu sistema interno.


Existe uma urgência em separarmos essa linha tênue. Obesidade não é body positivity nem liberdade de expressão. Cada pessoa é livre para fazer o que quiser, mas é importante cada um se atentar para a possibilidade de influenciar e disseminar hábitos maléficos e desleixo com a saúde como ato de liberdade para outras pessoas.


Posts recentes

Ver tudo

A

bottom of page