Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

4 receitas naturais de beleza

October 2, 2018

 

 

 

Postei um vídeo no Instagram (aqui) falando sobre os químicos que usamos em produtos cosméticos e estéticos todos os dias. Que entram em nossos poros e intoxicam nosso organismo (quem não viu, assista. Vale a pensa. E ainda rolam boas dicas nos comentários).  

Maquiagem, desodorantes, espuma de barbear, shampoo, creme corporal... tudo isso e muito mais, muitas vezes são produtos cheios de químicos nocivos a nós. Solução? Informação! E aqui vou compartilhar 4 dicas que vocês podem adotar, muito simples de fazer em casa mesmo, e que são excelentes e naturais pra nós! Maravilha, né? Peço que testem, me contem, compartilhem e espalhem. Muitas pessoas não fazem a menor ideia do perigo desses produtos e muito menos como encontrar soluções.

 

Vamos lá?

1 - Desodorante:
Cheio de alumínio e elementos que entopem nossos poros e impedem a transpiração natural do nosso corpo. Existem estudos associando os antitranspirantes ao câncer de mama:
Atualmente esses produtos têm sido relacionados com algumas patologias como o câncer de mama, doença de Alzheimer e patologias dermatológicas, devido à presença do metal alumínio em sua composição, considerado não-essencial cumulativo e persistente.
Transpirar pode, o que não pode é feder, né? Rs. E o cheiro acontece devido a bactérias + composição do suor do indivíduo (que altera devido à higiene, alimentação e tudo mais), não à transpiração em si, que é uma resposta natural do nosso corpo de controle de temperatura. (confira esse artigo: http://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/201/3-Patologias_que_podem_estar_relacionadas_ao_uso_de_antiperspirantes_contendo_sais_de_alumYnios_e_seus_derivados.pdf )

Receita:
Leite de magnésia da Phillips. O laxante que vende em farmácia, sabe?
Só colocar em um pote spray ou comprar um roll-on, jogar fora o conteúdo (rs) e colocar o leite de magnésia dentro. Nada melhor que isso pra usar como desodorante. Não agride, funciona e ainda tem a versão de menta que deixa uma sensação de frescor! Pode ser que seu corpo demore a acostumar. Eu chamo isso de desintoxicação. Tem pessoas que associam à adaptação mesmo.

2 - Demaquilante
A maioria é tão cheia de químicos que eu não sei nem pronunciar. Vamos de óleo de coco? É sério! Tira toda a maquiagem muito bem tirada e ainda hidrata a pele. Se você tem pele oleosa não se preocupe: os ácidos presentes no óleo não deixam dar espinhas nem acne. Acreditem! Minha pele sabe ser bem oleosa quando ela quer, e pra mim faz o efeito até contrário: melhora a oleosidade dela.

3 - Shampoo e condicionador
Parece estranho, mas você só vai entender o que essa combinação faz quando usar.
Pro shampoo: 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em 1 copo de água morna. Misture e lave normalmente. Aguarde alguns segundos antes de enxaguar. Não espere espuma. Não sai! Até porque o que faz a espuma do shampoo é o sulfato (químico pra caramba), e não é ele quem limpa. Pode confiar que o bicarbonato limpa bem!
Condicionador: misture duas colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo d'água morna e despeje sobre os cabelos. Na hora parece que vai dar errado. Mesmo! Eu quase desisti no meio do processo e peguei uma máscara hidratante. Fica meio seco, não dá aquela textura macia dos condicionadores “normais”. Mas é surreal o resultado depois que o cabelo seca. E sem contar o brilho. E não! Não fica com cheiro de vinagre, nadica de nada.

4 - Óleo corporal
Creme nem sempre é uma boa opção pra hidratar o corpo. A maioria tem muita química que, na dúvida, é melhor apelar pro óleo natural mesmo. Além de hidratar mais, ayurvedicamente é uma forma maravilhosa de equilibrar os humores.
Se você é mais ativo e enérgico (Pitta): óleo de coco. Se você é mais avoadinho, pele mais seca (Vata): óleo de gergelim. Se você tem o metabolismo mais lento e um temperamento mais calmo e tranquilo (Kapha) pode ir de óleo de linhaça ou amêndoas. Não precisa "buzuntar". Só um pouco nas partes mais ressecadas.

Fazendo essas substituições já faz muita diferença pro corpo e, consequentemente, pra mente também. Porque nosso corpo é um sistema interligado: tudo que nutre o corpo, nutre nossas emoções e vice-versa!

 

Gostaram? Deixe nos comentários as suas opiniões!

Namasté,

Xanda.
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload