top of page
Recent Posts
Archive

Manteiga ghee


O que é o Ghee que tanto ouvimos falar?

O ghee é uma receita ayurvédica milenar. É o óleo purificado da manteiga, onde toda a água, elementos sólidos e toxinas da gordura do leite (caseína e lactose) são removidos através de um processo de purificação, aquecimento e coação.

Deve ser preparado com manteiga sem sal e durante o processo de aquecimento, a manteiga é derretida lentamente e as toxinas se concentram no funda da panela. O processo de clarificação da manteiga pode ser demorado dependendo da quantidade usada e requer um pouquinho de paciência. Na verdade é um processo meditativo que requer boa intenção, concentração e presença.

O ghee não contém lactose e não produz fumaça quando aquecido em altas temperaturas (o que resulta na saturação da gordura, como no caso do azeite).

Na Ayurveda, o Ghee é utilizado também como um ingrediente medicinal, como um tônico que aumenta a força e a expectativa de vida. Usado tanto de forma interna, como externa, no caso de massagens terapêuticas. Além de ser uma gordura boa, faz bem para o bom colesterol, ajuda a equilibrar a acidez do organismo, entre vários outro benefícios a saúde.

Bom, agora que entendemos um pouco sobre o Ghee, vamos à receita.

Ingredientes:

  • 2 tabletes de manteiga sem sal

Modo de Preparo:

  • Na primeira etapa o fogo pode ser alto. Quando começar as borbulhas, abaixar o fogo. Atenção sempre para não queimar. Se o fogo estiver muito alto, retire do fogo, espere esfriar e depois volte. É IMPORTANTE QUE NÃO DEIXE QUEIMAR.

  • Quando estiver toda derretida, retire do fogo e espere esfriar. Esse processo é importante para que o processo de purificação da manteiga seja concluído.

  • Volte ao fogo e deixe ferver mexendo eventualmente até obter um líquido dourado e liso.

  • Note que no fundo da panela ficará um resíduo escuro e pegajoso. São toxinas, descarte.

  • Para retirar, é preciso coar com um pano fino, como um coador de café ou mesmo um pano de prato (como no caso do leite de castanhas).

  • Transfira para um pote de vidro limpo e seco.

  • Não precisa guardar na geladeira.

Pode ser usado para fins culinários, para substituir azeite, ou a própria manteiga em pães, tapiocas e o que mais a imaginação mandar.

Saúde e bon appétit!!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page