

- 23 de dez. de 2022


- 29 de abr. de 2020
PH: Goggle
Dentro da Ayurveda usamos a concepção dos doshas para ajudar a classificar e orientar pessoas. Os doshas são como temperamentos: algumas características que podem definir o que sobra e o que falta a um indivíduo; como se fosse um perfil biológico. Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha. Alguns demonstram características mais quentes e úmidas, outros mais frios e secos, por exemplo. Entendendo a distruibuição e interação dos elementos no organismo de cada indíviduo, podemos descobrir e selecionar os alimentos e práticas que promovam o equilíbrio, aliviar patologias e sintomas respeitando as características e fases de cada estação do ano.
Entenda um pouco sobre as características de cada dosha e os alimentos compatíveis a cada um. Vale ressaltar que essa leitura não é o suficiente para uma anamnese ayurvédica completa e nem para um possível tratamento. Outros fatores são importantes numa análise completa, além disso, uma pessoa pode apresentar características de mais de um dosha (chamamos de bidosha ou tridosha) e seus distúrbios podem se apresentar de inúmeras formas, requerindo outros tipos de tratamento assim como a manutenção dos alimentos.
DOSHAS:
Pitta
PH:https://www.naturesformulary.com
De caráter forte, pitta é regido por fogo e água. Possui forte tendência a se incomodar com o calor excessivo, à irritação, nervosismo e debates. Possui facilidade em reter líquidos e ganhar peso assim como perder quando se compromete. O intestino geralmente funciona bem e em desequilíbrio possui tendência a diarreias e queimação. Tendência a sofrer com processos inflamatórios da digestão como gastrite, refluxo, fome excessiva. Deve se precaver no calor, evitando estímulos intensos, alimentos picantes e ácidos e adotar uma alimentação leve, fresca e priorizar sabores amargos e adocicados.
Alimentos para equilíbrio de Pitta:
Doce, adstringente e amargo.
Frutas: doces e maduras como abacate, tâmaras, abacate, coco, manga, uva, amora, pera, melão e melancia lima
Vegetais: doces e amargos como aspargos, beterraba, brócolis, alface, cenoura, couve, brotos, Espinafre, pepino
Leguminosas
Carnes: peixe de água doce, frango e Peru.
Condimentos: açafrão, cominho, coentro, salsa, cebolinha, louro, hortelã
Oleaginosas: coco e amêndoas
Adoçante: melado e estévia
Evitar:
Frutas ácidas: banana, maçã, morango, laranja, mamão, pêssego
Vegetais: berinjela, tomate, abóbora, mostarda
Cereais: milho, arroz, painço, trigo sarraceno, quinoa
Carnes: vermelha, ovos, peixes de mar
Óleo: milho, gergelim
Vata
PH: https://www.naturesformulary.com
De natureza fria, é regido por ar e éter. Tem tendência a ser mais ansioso e se dispersar facilmente. Sente muito frio, pele geralmente mais seca, sofre mais com intestino preso e excesso de gases.
Em desequilíbrio pode desencadear uma depressão ou prostração por excesso de energia sem uso. Em equilíbrio é criativo, dinâmico, alegre e sociável. Bastante mental, dificuldade para ficar aterrado. Pessoas das áreas artísticas costumam ser de natureza vata.
Devem priorizar medidas contrárias à sua natureza, se alimentando de alimentos quentes, mais oleosos, cozidos e bem temperados.